terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Meio Ambiente


Meio Ambiente - Vida - Biodiversidade

           Estamos passando por uma crise ambiental nunca vista antes. O meio ambiente esta tão  rodeado e penetrado  pela vida sociocultural humana que nada mais pode ser chamado com certeza de natural ou social. Toda ação do homem tem efeito na natureza devido a enormidade dos poderes humanos. Segundo o filósofo Hans Jonas, nunca houve tanto poder ligado com tão pouca orientação para seu uso. A proposta para este ano é refletir sobre as questões  relacionadas ao meio ambiente através de vários recursos, leituras informativas, artigos, pesquisa na internet e livros didáticos,pesquisa de campo. Nossos registros serão feitos através de  produções textuais sobre o que foi estudado. Nossa ação prática se iniciará na sala de aula e posteriormente, na medida dos resultados obtidos, nas demais dependências da escola. Estudaremos água, ar e terra. O projeto será anual e será desenvolvido de acordo com o interesse da turma.
1º momento: Montagem do projeto com a turma ( O que estudaremos, como estudaremos e para que estudaremos este tema)
2º momento: Seleção do que estudaremos primeiro ( de acordo com o interesse da turma). Ordenar os demais assuntos para posterior estudo.
3º momento: Coletar materiais em diversas fontes ( juntamente com a turma). Pesquisa referente aos assuntos que estudaremos ( livros didáticos, internet, coleta de dados através de entrevistas ( pesquisa de campo)   e demais materiais informativos). O ideal seria montar grupos de estudo. Registrar todas descobertas no caderno.
4º momento: Análise, reflexão e conclusão do que foi aprendido em cada aula com registros no caderno.
5º momento: Ação prática ( de que forma podemos contribuir de acordo com o que aprendemos). Algumas práticas podem ser realizadas na sala de aula, na escola e em casa.  Confecção de cartazes, folders e panfletos  e pequenos textos informativos para distribuírem na escola.
6º momento: Agendar passeios afim de que possamos observar diferentes situações referentes ao meio ambiente : fazer um tur pela cidade ou pelo bairro, visitar a Corsan, a Usina de Reciclagem, passeio turístico no barco Martin Pescador,visita ao  Jardim Botânico, etc... Enfim tudo o que envolver uma melhor observação sobre o meio ambiente.

7º momento: Avaliação do projeto através de seminário.
               


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate