Atividades de Ciências




Meio Ambiente

Sabemos que se não fossem as árvores e os vegetais não existiria vida sobre a terra. As árvores com sua exuberância de sua folhagem, a beleza de suas flores, com seus frutos, que alimentam o homem e os animais, renovam o oxigênio do ar que respiramos, regulam os regimes fluviais, evitam a erosão nos lugares montanhosos, têm múltipla utilização na indústria e amenizam o clima no calor.
As árvores fazem mais bela a natureza. Não é necessário ir muito longe para observar detalhadamente uma árvore. Peça para as crianças observarem um árvore, pode ser no pátio da escola, se tiver. Faça perguntas instigando uma observação mais detalhada como:
Que tipo de árvore é essa?
De onde você acha que ela nasceu?
De uma semente? De  uma muda?
De que ela necessitou para crescer?
Onde estâo suas raízes?
Para que servem as raízes?
Examinem o tronco. A casca é grossa ou fina, lisa ou rugosa? Existe algum ferimento no tronco? Existem galhos quebrados?
De que a árvore se alimenta?
Por onde respira?
Olhem as flores. Vejam as nervuras e a forma.
Se a árvore estiver florida, observar o colorido das flores, suas pétalas e sentir o perfume. Se não estiver florida, procurar saber a época da floração ( pesquisar).
É uma árvore frutífera? Quais as árvores frutíferas que você conhece? Peça aos alunos para faze um desenho bem bonito da árvore que observaram e que façam o registro das descobertas no caderno.

Sugestões de atividades:
Faça uma visita ao Jardim Botânico de sua cidade e mostre os diversos tipos de plantas: árvores frutíferas, arbustos, folhagens, plantas aquáticas, etc. Peça que coletem material para o cantinho de ciências: folhas, sementes, cascas ou frutos.
Prepare com as crianças um lanche com sucos e saladas de frutas. Estimule-as a observar, apalpar, cheirar e provar cada fruta, para descobrir as características: Casca lisa ou rugosa, polpa macia, suco azedo ou doce, muitas ou poucas sementes. Crie atividades ecológicas, conduzindo a criança a refletir sobre o valor da natureza, conscientizando-a dos cuidados e do respeito que as plantas merecem.
Fonte:Coleção Alfabetização sem segredos



















































































AR










































































































































Os cinco sentidos Fonte: Alfabetizando e construindo