atividades

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

As origens do chimarrão




O chimarrão é conhecido como um mate amargo ( sem açucar) que se toma numa cuia de porongo por uma bomba de metal. Atribuem-se ao chimarrão propriedades desintoxicantes, particularmente eficazes numa alimentação rica em carnes.

A tradição do chimarrão é antiga. Os desbravadores, nomades por natureza, com saudades decasa e longe de suas mulheres, estavam acostumados a grandes "borracheiras", porres memoráveis que muitas vezes duravam a noite toda. No dia seguinte acordavam com uma ressaca proporcional. Os soldados observaram que tomando o estranho chá de ervas utilizado pelos índios Guarany ( chimarrão), o dia seguinte ficava bem melhor e a ressaca sumia por completo. Assim, o chimarrão começou a ser transportado pelo Rio Grande na garupa dos soldados espanhóis.

As margens do rio Paraguay guardavam uma floresta de taquaras, que eram cortadas pelos soldados na forma de copo. A bomba de chimarrão que se conhece hoje também era feita com um pequeno cano dessas taquaras, com alguns furos na parte inferior e aberto em cima. Conta-se que os paraguaios tomam chimarrão em qualquer tipo de cuia. São os únicos que tem por tradição o chimarrão frio... O "tererê " paraguaio pode ser tomado com gelo e limão , ou utilizando suco de laranja e limonada no lugar de água.

Na Argentina e no Uruguai a erva é triturada, ao contrário do Brasil, onde é socada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário