Muito feliz, tenho certeza que será um ano ótimo, pois ficarei com a minha turminha linda do ano passado e retrasado. Que alegria, quanta sorte eu tive em ficar com esta turma maravilhosa.
Este ano então estarei com 4º ano na Escola Fundamental Padre Jaeger. E mais uma etapa com novos planejamentos surgirão. Pretendo este ano desenvolver o um projeto sobre biodiversidade e sustentabilidade. Já estou montando e assim que estiver pronto eu posto. Este ano também terei uma nova experiência, vamos trabalhar no laboratório de informática e terei que elaborar um projeto també
m. O mesmo projeto sobre biodiversidade e sustentabilidade será desenvolvido no laboratório.Meus alunos estão com muitas expectativas com relação as aulas no laboratório de informática e tenho como prioridade não decepcioná-los. Espero que nossas aulas de informática proporcionem uma nova dimensão em nossa aprendizagem.
MENSAGEM DE INÍCIO DE ANO
Se você colocar um falcão em um cercado de um metro quadrado, inteiramente aberto em cima, ele se tornará um prisioneiro, apesar de sua habilidade de voo. A razão é que um falcão sempre começa seu voo com uma pequena corrida em terra. Sem espaço para correr, nem mesmo tentará voar e permanecerá preso pelo resto da vida, nessa pequena cadeia sem teto.
O morcego, criatura notavelmente ágil no ar, não pode sair de um lugar nivelado. Se for colocado em um piso completamente plano, tudo o que ele conseguirá fazer será andar de forma confusa e dolorosa, procurando alguma ligeira elevação de onde possa se lançar ao voo.
Um zangão, se cair em um pote de vidro aberto em cima, ficará lá até morrer ou ser removido. Ele não vê a saída no alto, por isso persiste em tentar sair pelos lados, próximo ao fundo. Procurará uma maneira de sair onde não existe nenhuma, até que se destrua completamente de tanto se atirar contra as paredes do vidro.
Existem pessoas como o Falcão, o Morcego e o Zangão: atiram-se obstinadamente contra os obstáculos, sem perceber que a saída está logo acima.
Se você está como um zangão, um morcego ou um falcão, cercado(a) de problemas por todos os lados, olhe para cima!
E lá estará a saída: DEUS...
Á distância de uma oração!
Confie nEle!
(desconheço a autoria)
Meio Ambiente
Meio Ambiente - Vida - Biodiversidade
Estamos passando por uma crise ambiental nunca vista antes. O meio ambiente esta tão rodeado e penetrado pela vida sociocultural humana que nada mais pode ser chamado com certeza de natural ou social. Toda ação do homem tem efeito na natureza devido a enormidade dos poderes humanos. Segundo o filósofo Hans Jonas, nunca houve tanto poder ligado com tão pouca orientação para seu uso. A proposta para este ano é refletir sobre as questões relacionadas ao meio ambiente através de vários recursos, leituras informativas, artigos, pesquisa na internet e livros didáticos,pesquisa de campo. Nossos registros serão feitos através de produções textuais sobre o que foi estudado. Nossa ação prática se iniciará na sala de aula e posteriormente, na medida dos resultados obtidos, nas demais dependências da escola. Estudaremos água, ar e terra. O projeto será anual e será desenvolvido de acordo com o interesse da turma.
1º momento: Montagem do projeto com a turma ( O que estudaremos, como estudaremos e para que estudaremos este tema)
2º momento: Seleção do que estudaremos primeiro ( de acordo com o interesse da turma). Ordenar os demais assuntos para posterior estudo.
3º momento: Coletar materiais em diversas fontes ( juntamente com a turma). Pesquisa referente aos assuntos que estudaremos ( livros didáticos, internet, coleta de dados através de entrevistas ( pesquisa de campo) e demais materiais informativos). O ideal seria montar grupos de estudo. Registrar todas descobertas no caderno.
4º momento: Análise, reflexão e conclusão do que foi aprendido em cada aula com registros no caderno.
5º momento: Ação prática ( de que forma podemos contribuir de acordo com o que aprendemos). Algumas práticas podem ser realizadas na sala de aula, na escola e em casa. Confecção de cartazes, folders e panfletos e pequenos textos informativos para distribuírem na escola.
6º momento: Agendar passeios afim de que possamos observar diferentes situações referentes ao meio ambiente : fazer um tur pela cidade ou pelo bairro, visitar a Corsan, a Usina de Reciclagem, passeio turístico no barco Martin Pescador,visita ao Jardim Botânico, etc... Enfim tudo o que envolver uma melhor observação sobre o meio ambiente.
7º momento: Avaliação do projeto através de seminário.
Postado e criado por Andrea Buffon
Atividades prontas para trabalhar com 4º ano
ResponderExcluirPesquisas relacionadas a Ciências
Atividades de ciências 1°ano
Atividades de ciências 2°ano
Atividades de ciências 3°ano
Atividades de ciências 4°ano
Atividades de ciências 5°ano